quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A Legitimidade e a Concepção da Educação Ambiental

Os humanos necessitam do meio para a sobrevivência e, para isso, utilizam os recursos naturais. Sua postura atual, porém, tem levado à degradação do ambiente de uma forma desenfreada. Nessa mesma medida, aumentam a miséria, a fome, o desemprego, a degradação do ambiente.
Os seres humanos sofrem as conseqüências de suas próprias descobertas mal planejadas, portando, mal aplicadas. Muitos vivem em condições miseráveis. O sofrimento maior encontra-se nas favelas rodeadas de lixo, situadas em lugares perigosos (em morros e às margens de rios e arroios poluídos) [...] um meio poluído e devastado não pode proporcionar condições de vida favoráveis. Segundo, Adams, “a melhoria da qualidade de vida, principalmente da população de baixa renda, depende da EA para reverter o processo de caos e sofrimento em que se encontra. Na verdade, a EA tem um papel muito mais abrangente do que se pensa”.
Dissertação Beatriz de Vargas - Mestrado em Educação.


[1] ADAMS, Berenice Gehlen. Planejamento Ambiental para Professores da Pré-Escola a Terceira Série do Primeiro Grau. Novo Hamburgo: Editora e Gráfica Ottomit, 1997, p. 15.

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